quarta-feira, 14 de maio de 2008

O Projeto


( Fotografia: Ghustavo Távora )


O Movimento pretende alertar para a deterioração do rio e sucateamento de suas margens, especulando o seu potencial turístico. Considera as interrelações do entorno onde está inserido, apresentando propostas e ações necessárias à sua conservação, de caráter urbanístico e ambiental.




OBJETIVOS




Implementação de um movimento permanente para planejamento, manutenção e controle visando a requalificação e dinamização do Rio capibaribe,o maior representante do patrimônio ambiental da cidade;




Mobilizar a comunidade, técnicos e empresários em torno de um projeto comum, com o compromisso destes atores potencializando as vocações e identidades;




Ter um enfoque multidisciplinar de abrangência urbanística, econômica, e publicitária, com a interrelação dos vários agentes envolvidos;




Reintroduzir a paisagem de mangue no imaginário da população.




JUSTIFICATIVA




Nas últimas décadas o processo de urbanização das cidades brasileiras ocorreu de forma desordenada, acarretando imensos problemas de qualidade de vida nas áreas metropolitanas do país. Todo esse processo de desenvolvimento à margem de esforços isolados do poder público. A cidade do Recife como outras metrópoles brasileiras não ficou a parte neste cenário caótico. Está em um processo que pode levar a sua insustentabilidade global, principalmente pelo inadequado manejo de seus resíduos e a falta de controle da perda de sua qualidade ambiental e riqueza do patrimônio natural e construído.
O rio Capibaribe junto com suas pontes constitue um dos mais significativos símbolos da "Veneza Brasileira'. No entanto, ao longo dos séculos vem sendo tratado com descaso, ocasionando a deterioração e sucateamento de suas margens. É preciso imaginar um cenário otimizado a curto ou médio prazo, sem utopias ou eufemismos. É importante o uso dos recursos naturais com o objetivo de melhorar a proteção do meio ambiente, conscientizando-se de problemas como lixo e esgoto, elementos ativos da poluição de rios e mananciais.
É sabido que a maior vantagem comparativa da cidade é seu patrimônio urbano e arquitetónico, sua diversidade ambiental e as possibilidades paisagísticas. Deve ser considerado como parte importante do seu capital natural e construído da mais alta qualidade e permanentemente valorizado, adotando estratégias de manutenção para evitar que entre em processo de obsolescência.
A cura dos males urbanos e humanos dependem de muitos fatores, entre os quais uma genuína vontade política e meios financeiros, passando, necessariamente pelo envolvimento da comunidade. As comunidades locais enfrentam sua fragilidade institucional e técnica no contexto das relações sociais mais amplas. No entanto, é preciso recuperar a idéia de cidade como projeto coletivo, garantindo a legitimidade e governabilidade.
Com este evento buscamos um empenho de caráter coletivo, norteando as transformações necessárias para modificar o quadro atual do Rio Capibaribe. Este é um movimento para uma área específica da cidade, mas ao mesmo tempo, procura levar em consideração as políticas e os planos existentes para a cidade como um todo, numa tentativa de consolidação de um desenvolvimento homogêneo e integrado do município.

2 comentários:

Débora Andrade disse...

Bom, muito interessante a matéria, e bastante esclarecedora, acredito que toda essa luta pelo Capibaribe deveria ser mais exposta, a mídia deveria divulgar mais, muitos ainda não sabem sobre esse movimento, é realmente gratificante ajudá-lo, participar desse projeto, brigar por ele, e divulgando com certeza encontraríamos mais aliados. Se o governo acredita que gastaríamos alguns milhões para revitalizar o Capibaribe, podemos mostrar que todo o investimento será reposto pelo turismo que o Capibaribe atrairia. Torná-lo navegável deveria ser um interesse não apenas de um grupo limitado, mas deveria ser interesse da sociedade, e principalmente do governo. Com certeza podemos mudar o quadro, e o Capibaribe voltará sim a ser o rio das capivaras, a vida renascerá, cabe apenas a mim, a nós.
O governo conseguiria sim mantê-lo vivo, com projetos de conscientização, com a proibição dos esgotos jogados no rio... Enfim, basta apenas mostrarmos o quanto seria importante que o rio tornasse a viver. Elevarmos o tom da nossa voz, e realmente gritarmos pela preservação do Capibaribe, levarmos às escolas, e incentivarmos os jovens a lutar conosco, desde já. São eles quem levam aos pais o que vêem, divulgar, incentivar, conscientizar, mobilizar as pessoas, agir.
Apoiemos o Movimento Recapibaribe, façamos parte dele.

Girlpower disse...

Oi gente tiver a oportunidade otima de conhecer o projeto ! Já faz um tempinho qê fui . Gostaria de passar pra a galera do colegio! passar um video os slides pra que a galera se conscientizem do problema existente não só do rio mais como de nossa natureza qê nos pede ajuda a cada dia ! mais as maioria das pessoas estão fingindo qê nada acontece e estamos perdendo nossas matas, nossos rios !Queria passar pra galera em pouco dessa realidade e ate mobilizar a diretora da escola a fazer um passei para conhecer o projeto recapibaribe. se tiver algum video , progama cm slides gostaria mto meo email e : isabelycristiny@bol.com.br . Aguardo Noticias !